quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA- PRIMEIRO REINADO

Questão 1- A respeito da Independência do Brasil e a organização do Estado brasileiro, julgue os itens de ¨a¨ ao ¨o¨.

(C)(E) a) A independência do Brasil seguiu os princípios dos movimentos liberais que ocorriam no mundo daquela época.
(C)(E) b) Com o texto acima podemos perceber que a independência do Brasil seguiu a tradição latino- americana de libertação e manutenção do status quo.
(C)(E) c) A resistência a independência do Brasil coube a alguns comerciantes, com medo de perder seus lucros, e a parte dos militares ligada ao rei de Portugal.
(C)(E) d) Portugal tratou de reconhecer logo a independência brasileira (1825) em troca de uma indenização de dois milhões de libras.
(C)(E) e) O processo que culminou com a Independência do Brasil criou uma situação completamente sem lutas.
(C)(E) f) Os Estados Unidos foram o primeiro país a oficialmente considerar o Brasil independente.
(C)(E) g) A intenção da elite agrária em manter Dom Pedro como rei do Brasil está no fato do príncipe rejeitar qualquer aproximação com Portugal.
(C)(E) h) Os ingleses concordaram com a independência do Brasil mas exigiram a manutenção dos Tratados de 1810 e reafirmaram o desejo de acabar com o tráfico negreiro entre Brasil e África. 
(C)(E) i) O Dia do Fico representou a opção tomada por Dom Pedro em ficar no Brasil contrariando o pai e a corte portuguesa.
(C)(E) j) O Poder Moderador dava a Dom Pedro I poderes de um rei absolutista, poré, tendo o mandato curto, não chegou a colocá- lo em prática.
(C)(E) l) A primeira Constituição brasileira, outorgada em 1824, foi criada Dom Pedro...
(C)(E) m) Em Setembro de 1823, Antônio Carlos Andrada apresentou um projeto de Constituição apelidado de Constituição da mandioca.
(C)(E) n) Na primeira Constituição brasileira, de 1824, somente os homens brancos poderiam votar, fato este que mostra a discriminação às mulheres e aos negros no país.
(C)(E) o) O anteprojeto que estava sendo elaborado era classista e protegia somente a classe dos grandes fazendeiros, chegando a ter o apelido de Constituição da Mandioca.

Questão 2- O processo de Independência do Brasil caracterizou- se por:

a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.
b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.
c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.
d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.


Questão 3- Sobre as revoltas, Revolução Pernambucana e Confederação do Equador, julgue os itens de 1 ao 5.
  1. A Revolução Pernambucana tomou o poder em Pernambuco e chegou a ameaçar o governo central ao criar um próprio governo na região.
  2. A Confederação  assumiu a Constituição da Colômbia, provisoriamente, em função de também tentarem criar aqui uma República.
  3. A Revolta Pernambucana de 1817 ocorreu em função da criação do poder Moderador por parte de Dom João VI. 
  4. Os rebeldes da Confederação do Equador não tiveram êxito, visto que, Dom Pedro I conseguiu abafar o movimento e prender ou matar os líderes.
  5. A forma como Dom Pedro I acaba com a rebelião, Confederação do Equador, marcou a sociedade brasileira e representou um dos motivos para a queda do Imperador em 1831.
Questão 4- A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, considere as seguintes afirmativas:

I. Foi marcada por forte sentimento anti- lusitano.
II. Não contou com o apoio de religiosos e militares, tendo apenas a adesão dos demais segmentos da população.
III. Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste.
IV. A revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas. V. Propunha a República, com igualdade de direitos e tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão.

São verdadeiras apenas as afirmativas:
A- I, III e V
B- I, II e III
C- I, IV e VI
D- II, III e IV






sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DIA DE PROVA!!!!O QUE VOU FAZER?



1. Escolha o look certo
Esse não é o dia de se preocupar com a beleza. Foque 100% no seu conforto. Escolha um modelo leve e um sapato fácil de apoiar no chão (salto nem pensar!). Afinal, são cerca de 5 horas dentro de uma sala. E não se esqueça: faça frio ou faça sol, leve um casaquinho. Nunca se sabe a temperatura do ar condicionado e não vai ser o frio que vai te atrapalhar, certo?

2. Coma bem
A ansiedade pode até tirar a sua fome, mas é essencial comer antes das provas. Você já sabe, mas vale repetir: aposte em carboidratos (presentes no pão, na batata, no arroz, no macarrão), que dão energia, e evite comidas gordurosas e pesadas, que além de dificultar a digestão, podem dar aquele sono.

3. Confira seu local de prova
Antes de sair de casa, verifique seu local de prova. Não rola correr o risco de ir parar num lugar errado, né? Além disso, programe-se para chegar lá com bastante antecedência.
4. Leve o material necessário 
Documento com foto, caneta esferográfica, um lanche leve para driblar a fome e uma garrafinha d'água. E não se esqueça de deixar em casa o que não for permitido, como equipamentos eletrônicos.
5. Aposte na certeza
Se na hora H você estiver insegura, comece a prova pela matéria de que você mais sabe ou de que mais gosta. Isso vai fazer você ganhar tempo e te encher de confiança para seguir em frente!