As respostas estão marcadas de assss
(Unicamp/2013- adaptada) Leia o trecho abaixo:
¨Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das capitanias. Junto delas ficaram alguns índios em aldeias que são de paz e amigos dos portugueses.¨
GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da terra do Brasil. Disponível em: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html
De acordo com o relato de Pero Magalhães Gândavo, escrito por volta de 1570, assinale a opção correta:
(a) As aldeias de paz eram aquelas em que a catequese jesuítica permitia o sincretismo religioso como forma de solucionar os conflitos entre indígenas e portugueses.
(b) A violência contra os indígenas foi exercida com o intuito de desocupar o litoral e facilitar a circulação do ouro entre as minas e os portos.
(c) A fuga dos indígenas para o interior era uma reação às perseguições feitas pelos portugueses e ocasionou o esvaziamento da costa.
(d) Houve resistência dos indígenas à presença portuguesa de forma semelhante às descritas por Pero Vaz de Caminha em 1500 (século XVI)
(IFSP/2013) Publicado em Veneza, em 1556, o mapa abaixo é um dos primeiros a mostrar o Brasil individualmente. Raro, ele fas parte de uma obra italiana, Atlas delle Navigazione e Viaggi (Atlas de navegação e Viagens), de Giovanni Battista Ramusio.
Trata- se de uma pintura da época sobre o Brasil, a qual revela pouca preocupação geográfica. A esse respeito e ao que a imagem representa, julgue os itens em ¨C¨ e ¨E¨ se errados:
(a) ( E ) Uma terra de riquezas: a exuberância das matas, a fartura de peixes nos mares e a existência de povoadores fortes, sadios e trabalhadores.
(b) ( C ) Indígenas extraindo troncos de pau- brasil, que, depois, eram empilhados nas feitorias. Chegando os portugueses, os nativos eram recompensados através de um escambo com produtos europeus.
(c) ( E ) O início da colonização do Brasil: os indígenas estão derrubando as árvores para formar os campos onde seria feito o plantio da cana- de- açúcar e a construção dos engenhos.
(d) ( E ) O medo dos nativos brasileiros com a chegada das naus portuguesas: eles estão abatendo árvores para construção de fortificações e defesa da ameaça europeia.
(UEM-S) Quando os espanhóis conquistaram as terras do continente americano, recorreram ao trabalho indígena para desenvolver a produção econômica, adotando, como formas de exploração do trabalho dos indígenas:
(a) A hacienda e a plantagem.
(b) A mita e o arredamento.
(c) A corveia e o asiento.
(d) A mita e a encomienda.
(e) A parceria e a encomienda.
(Uel/2009) Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:
a) Os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
b) Os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos.
c) Um grande número de sacrifícios representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia.
d) O captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele.
e) Os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.
0 comentários:
Postar um comentário