CLÁSSICO E MODERNO
O museu mais famoso do mundo é o Museu de Louvre (Pronuncia- se ¨Lúvre¨), no centro de Paris, na França. Além de grandioso, junta o tradicional com o moderno. Já na sua entrada, há uma pirâmide com 21 metros de altura e mais de 200 toneladas de vidro. A limpeza semanal dessa obra é feita por um robô.
No Louvre encontram- se obras- primas como a ¨Mona Lisa¨ e a ¨Vênus de Milo¨, além de trabalhos de grandes artistas como ¨Rembrandt¨ (pronuncia- se Rambrân), Michelângelo, Goya e outros. Recebe mais de oito milhões de visitantes por ano. É possível fazer uma visita virtual pelo site: http://louvre.fr (Mas só nos seguintes idiomas: inglês, frânces ou espanhol).
É MAIS, É MASP!
No Brasil, o museu mais conhecido é o Museu de Arte de São Paulo, o MASP. É famoso por seu vão- livre de mais de 70 metros, que se estende entre quatro grandes pilares. Localizado na Avenida Paulista,é um dos maiores símbolos da cidade. Tem a mais importante e ampla coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, com destaque para as artes francesa e italiana. Tem grande coleção de arte brasileira e conjuntos de arte africana e asiática, arte decorativa, etc.
O MASP tem, ao todo, mais de oito mil peças. Seu acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.
SHOWS E HORRORES
Existe museu para tudo. Há alguns bastante, digamos, incomuns. Alguns exemplos são esses:
MUSEU DE ARTE RUIM
A maioria dos museus exibe arte considerada clássica ou respeitada. Mas este museu no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, tem como lema ¨arte demasiadamente ruim para ser ignorada¨. Tem uma coleção com mais de 250 peças, incluindo pinturas e esculturas com perspectiva grosseiramente malfeita. Por incrível que pareça, alguns itens foram doados pelos artistas.
MUSEU DAS MULETAS
A cidade de Naphthaian, no Azerbaijão, tem um óleo extraído da terra que, acredita- se, cura todos esses males. Foi criado então esse museu para muletas que, supostamente, foram deixadas pelos doentes curados pelo tal óleo. Se visitar a cidade, não vá quebrar uma perna só para dar sua contribuição à cultura local...
MUSEU DA PRIVADA
A Índia tem costumes de higienes diferentes da maioria dos países ocidentais, inclusive para ¨fazer as necessidades¨. Ainda é comum lá o hábito de fazê- las ao ar livre. Mesmo assim, o país abriga o Museu Internacional da Privada, em Nova Déli. Como o nome indica, o objetivo é contar a história da evolução das privadas ao longo do tempo. Mas, se visitar o museu e se sentir ¨apertado¨, não vá tirar proveito da coleção...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário